Processo de aprendizagem

Como se processa este modo de aprendizagem?





As atividades curriculares abrangem todos os anos de escolaridade do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e os três anos do ensino secundário, com um Curso Profissional de Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade, e são asseguradas, maioritariamente com base em recursos desenvolvidos pelos próprios professores, através da comunicação e interação online entre alunos e professores em aulas que decorrem em tempo real. 
Este modo de aprendizagem encontra-se estruturado da seguinte forma:

  • Os alunos deste projeto trabalham com computadores e acesso à internet facultados pelo Ministério da Educação;
  •  Estes alunos não trabalham com manuais escolares;
  • A unidade didática estruturante é o Guião Semanal que determina os assuntos a serem abordados naquela semana;
  • Realce-se que os alunos afirmam que o facto de estes não terem acesso a manuais escolares não têm qualquer problema, pois estes encontram-se disponíveis on-line no Moodle;
  • Os alunos possuem um horário preestabelecido para cada disciplina;
  • Este horário é definido no início de cada ano letivo. 
  • Durante o decorrer do horário escolar, os alunos devem, sempre que possível, estar presentes nas instalações de uma escola pública próxima do lugar onde os seus progenitores estão instalados.
  • Os alunos quando estão na plataforma, e se deparam com dúvidas ou dificuldades contactam os professores da Escola Móvel, através do telefone e da plataforma Moodle por mensagens.
  • Para além das aulas online, os alunos da Escola Móvel possuem quatro semanas presenciais, durante o ano letivo. Estas semanas são utilizadas para lecionar e avaliar conteúdos, os quais não são suscetíveis de o fazer através da plataforma Moodle;  

  • A plataforma  Moodle não permite abranger em termos de ensino aprendizagem todos os conteúdos, por exemplo a oralidade em Português e Inglês, e a geometria em termos de Matemática. 


Durante o horário de aulas dos alunos, estes deverão estar presencialmente numa escola próxima da zona onde a sua família esteja fixada ou que assistam às aulas através de internet nas suas casas. Sabe-se que grande parte dos participantes neste projeto preferem estar em casa ou no local de trabalho dos pais a assistir às aulas, devido à falta de acompanhamento nas escolas de acolhimento e ao facto destes locais serem muito barulhentos.

Fonte:
http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/2524/2/ulfp037400_tm_tese.pdf

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